Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

· 3 min read
Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

Estimar e promover as ações de saúde de caráter preventivo concernentes à segurança do paciente. Conhecimento básico nas sub-especialidades como oncologia ginecológica, patologia cervical infertilidade, mastologia, endoscopia, infanto-puberal, climatério, alto-risco, puerpério, DIG (Doença Trofoblástica da Gestão). Realizar a avaliação e preparo pré-operatório nos casos não complicados e em presença das complicações mais comuns. Estimular a capacidade de aprendizagem independente e de participação em programas de educação continuada.

  • Os estágios contemplam todos os diferentes níveis de complexidade em Prontos-Socorros de Hospitais terciários e secundários, Unidades de Primeiro Atendimento , Atendimento Pré-Hospitalar e UTI.
  • De profissionais renomados nas diversas áreas da saúde, além de poder contar com uma moderna estrutura hospitalar que conta com uma tecnologia de ponta que potencializa as atividades dos residentes, sejam elas presenciais ou à distância.
  • Promover a integração do médico em equipes multiprofissionais na assistência aos pacientes.
  • Os cursos de residência tem como objetivo a realização de atividades em nível de pós-graduação destinadas a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço.
  • Promover integração do médico em equipes multiprofissionais para prestação de assistência aos pacientes.


Com dois anos de duração, a residência em Clínica Médica na USP é uma das 54 especialidades oferecidas pela instituição. Boa parte da realização acontece  ver a página  das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), considerado o maior sistema acadêmico de saúde da América Latina. Por fim, mas não menos importante, a residência em Clínica Médica do IAMSPE também tem dois anos de duração e um processo seletivo  dividido em três etapas (teórica, prática/multimídia  e entrevista). Com tantas instituições de alto nível, é difícil decidir em qual prestar o processo seletivo. Muitas portas se abrem quando você vem de uma instituição reconhecida, por isso, queremos te ajudar nessa escolha.

Mercado De Atuação


A carga horária anual é de 2.880 horas, ou 60 horas semanais, incluindo 24 horas semanais de plantão, com folgas previstas conforme as normas estabelecidas por legislação específica. O curso tem a participação do professor Dr. Marconi Meira CRM 6801, especialista em cirurgia geral e do aparelho digestivo, com mais de 40 anos de experiência na área médica. Você decidiu que a Clínica Médica é a mais alinhada às suas qualidades e aos seus objetivos, mas qual é a sua residência médica dos sonhos? Para muitos, a resposta para essa pergunta é a residência em Clínica Médica na USP (Universidade de São Paulo). Esse profissional tem grande importância para a Atenção Primária, afinal, um dos seus grandes pilares é a  prevenção de doenças e agravos. Nesse sentido, é comum que sejam o primeiro contato do paciente no sistema de saúde, sendo responsáveis por realizar uma anamnese completa, exames físicos, solicitação de exames preventivos ou investigativos, orientação de medidas saudáveis e o controle de comorbidades.


Como Participar Das Melhores Residências Médicas


No entanto, isso não significa menos concorrência, tanto é que, no mesmo ano, foi registrada uma relação de 19 candidatos por vaga. O modelo de prova também não é tão diferente, mas se você ainda não está familiarizado, comece a estudá-lo. Os episódios contam com residentes de diversas instituições, inclusive a Unicamp, sob a perspectiva de Rodolpho Pinto, que cursa essa especialização.



O especialista em clínica médica também presta serviços periciais nas instituições públicas, trabalha em escolas e nas empresas para pronto-atendimento. Capacitar o médico residente a se tornar especialista em medicina interna com conhecimento e expertise em áreas  de abrangência necessárias na avaliação dos agravos clínicos em todos os graus de complexidade na população adulta. O objetivo do programa é habilitar o residente a diagnosticar e tratar pacientes com desordens da pele e mucosas adjacentes, anexos cutâneos, cabelos, unhas e tecido celular subcutâneo, permitindo o reconhecimento da dermatologia como especialidade clínico-cirúrgica. Após a conclusão do programa o aluno está apto a retirar seu registro de qualificação de especialista pelo CRM e realizar o concurso para filiação titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, filiada à Associação Médica Brasileira.